CONHECENDO CADA FASE DE NOSSAS CRIAÇAS
· Estão experimentando seu corpo e seus limites,
por isso correm, saltam de forma desequilibrada.
· Ficam encabulados na presença de estranhos.
· Cooperam quando estão sendo vestidas.
· Brincam e conversam sozinhas.
· Emitem som para se divertir.
· Gostam de andar de carro, de bater palmas, de
música.
· Obedecem ordens simples.
· Gostam de livros com figuras.
· Conhecem o mundo através dos órgãos dos
sentidos, especialmente a boca.
· Gostam de brinquedos coloridos, de cubos, de
jogos de encaixe.
· Aprendem por imitação e por repetição.
· Deve-se contar a mesma história 4 vezes, de
maneiras diferentes.
· Atenção: 3 minutos
· A criança aprende através da repetição -
deve-se contar 3 vezes a mesma história e utilizar muito material concreto.
· Conversa consigo mesma. É egocêntrica
(considera-se o centro do mundo).
· Gosta de cantar, dançar, dramatizar e de
histórias.
· Salta corda, anda sobre uma linha, sobe
escadas de forma mais equilibrada.
· Combina as quatro cores básicas.
· É curiosa e quer saber sobre tudo.
· É a idade do "NÃO".
· Busca limites para suas ações.
· Atenção: 5 a 10 minutos
Crianças de 5 e 6 anos
· Gostam de histórias (repetir 2 vezes a mesma
história de maneira diferente).
· Têm muita energia e riem de qualquer coisa.
· Começam a distinguir melhor a realidade da
fantasia.
· Recortam, colam, desenham. Sua coordenação
motora fina está se desenvolvendo, por isso conseguem recortar melhor.
· Saltam com os 2 pés juntos e batem bola.
· Gostam de música (bandinha).
· Atenção: 20 a 40 minutos
Crianças de 7 e 8 anos
· Inquietas, gostam de jogos de movimento.
· Gostam de construir e de mostrar sua
capacidade.
· Têm boa memória.
· Conseguem utilizar mais a reflexão e já não
necessitam tanto de objetos concretos.
· Buscam o relacionamento com colegas do mesmo
sexo.
· Têm muito interesse em aprender e em cativar
os outros
· Têm muita energia.
· Começam a ficar mais independentes.
· Gostam de aulas dinâmicas, de heróis e desejam
imitá-los.
· São barulhentos.
· São colecionadores (figurinhas, folhas de
fichário, papel de carta, canetinhas, etc).
· Têm ótima memória.
· Buscam aprofundamento em questões da vida.
· Conseguem abstrair mais facilmente.
· São mais rígidos quanto à diferenciação
sexual.
· Meninos e meninas não se misturam
· São impulsivos, sensíveis, inseguros.
· Começam a se interessar pelo sexo oposto.
· Buscam auto-afirmação, por isso desafiam
constantemente os adultos.
· Gostam de ler, de questionar.
· São críticos quanto ao seu desempenho e ao dos
outros.
· Buscam coerência e limites externos que sirvam
de referências.
· Interessam-se pelo estudo e aprofundamento de
temas atuais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário