segunda-feira, 14 de maio de 2012

CONHECENDO CADA FASE DE NOSSAS CRIAÇAS





·         Estão experimentando seu corpo e seus limites, por isso correm, saltam de forma desequilibrada.
·         Ficam encabulados na presença de estranhos.
·         Cooperam quando estão sendo vestidas.
·         Brincam e conversam sozinhas.
·         Emitem som para se divertir.
·         Gostam de andar de carro, de bater palmas, de música.
·         Obedecem ordens simples.
·         Gostam de livros com figuras.
·         Conhecem o mundo através dos órgãos dos sentidos, especialmente a boca.
·         Gostam de brinquedos coloridos, de cubos, de jogos de encaixe.
·         Aprendem por imitação e por repetição.
·         Deve-se contar a mesma história 4 vezes, de maneiras diferentes.
·         Atenção: 3 minutos



·         A criança aprende através da repetição - deve-se contar 3 vezes a mesma história e utilizar muito material concreto.
·         Conversa consigo mesma. É egocêntrica (considera-se o centro do mundo).
·         Gosta de cantar, dançar, dramatizar e de histórias.
·         Salta corda, anda sobre uma linha, sobe escadas de forma mais equilibrada.
·         Combina as quatro cores básicas.
·         É curiosa e quer saber sobre tudo.
·         É a idade do "NÃO".
·         Busca limites para suas ações.
·         Atenção: 5 a 10 minutos

Crianças de 5 e 6 anos



·         Gostam de histórias (repetir 2 vezes a mesma história de maneira diferente).
·         Têm muita energia e riem de qualquer coisa.
·         Começam a distinguir melhor a realidade da fantasia.
·         Recortam, colam, desenham. Sua coordenação motora fina está se desenvolvendo, por isso conseguem recortar melhor.
·         Saltam com os 2 pés juntos e batem bola.
·         Gostam de música (bandinha).
·         Atenção: 20 a 40 minutos

Crianças de 7 e 8 anos


·         Inquietas, gostam de jogos de movimento.
·         Gostam de construir e de mostrar sua capacidade.
·         Têm boa memória.
·         Conseguem utilizar mais a reflexão e já não necessitam tanto de objetos concretos.
·         Buscam o relacionamento com colegas do mesmo sexo.
·         Têm muito interesse em aprender e em cativar os outros


·         Têm muita energia.
·         Começam a ficar mais independentes.
·         Gostam de aulas dinâmicas, de heróis e desejam imitá-los.
·         São barulhentos.
·         São colecionadores (figurinhas, folhas de fichário, papel de carta, canetinhas, etc).
·         Têm ótima memória.
·         Buscam aprofundamento em questões da vida.
·         Conseguem abstrair mais facilmente.
·         São mais rígidos quanto à diferenciação sexual.
·         Meninos e meninas não se misturam



·         São impulsivos, sensíveis, inseguros.
·         Começam a se interessar pelo sexo oposto.
·         Buscam auto-afirmação, por isso desafiam constantemente os adultos.
·         Gostam de ler, de questionar.
·         São críticos quanto ao seu desempenho e ao dos outros.
·         Buscam coerência e limites externos que sirvam de referências.
·         Interessam-se pelo estudo e aprofundamento de temas atuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário