FESTA DO PIJAMA
Objetivo: promover para as crianças um momento de lazer e muita alegria aprendendo a palavra de Deus.
confeccionar convites, cartaz,corinhos com ilustrações,Historias ilustradas ou teatro de fantoches.
na manhã seguinte servir um delicioso café da manhã, que pode ter ou não a participação dos pais, em seguida louve e ore agradecendo pelo eventO.
FESTA DA CAIXA
Convites: Coloque os convites numa caixa bem enfeitada. Deixe uma abertura no meio da caixa que permita às crianças enfiarem as mãos dentro dela. Escreva esta frase em cima: “Pegue um! Somente para os Amigos de Missões”. Coloque a caixa num local onde todas as crianças tenham acesso para despertar seu interesse.
ai esta alguns modelos que encontre na net para imprimir
tampa menina
tampa menino
caixa
Meditação: Mostre três caixas às crianças. Uma caixa deve ser pequena e bem feia, mas dentro deve ter uma nota de R$l0,00. A maior caixa deve ser bem bonita, e dentro dela ter uma pedra. A terceira caixa deve ser de tamanho média, e vazia. Chame três crianças para abrir as caixas. Pergunte qual caixa era mais valiosa e o que deu este valor à caixa. Pergunte qual tipo de presente às crianças preferem ganhar, uma caixa bem bonita, ou um presente bem legal. Mostre caixas espalhadas pela sala e diga que vamos brincar muito com as caixas durante a festa, mas a caixa não é tão importante quanto o conteúdo dela. E a mesma coisa com as pessoas. Não é a aparência que é importante, mas o que está dentro dela.
Uma vez, Samuel tinha a tarefa de escolher o rei de Israel. Ele procurou o rei entre os homens altos e bonitos, mas não o achou. Deus falou com Samuel dizendo: "Não se impressione com a aparência nem com a altura deste homem.... Não julgo como as pessoas julgam. Elas olham para a aparência, mas eu vejo o coração." (l Samuel 16.7) Aí que Samuel encontrou a pessoa que Deus tinha escolhido para ser o rei. Era Davi, o caçula e menor da família. Samuel não reconheceu que Davi seria um grande homem um dia, mas Deus sabia. Em outras palavras, nossos corpos são como as caixas. Eles escondem o que está dentro de nós. O que sentimos, pensamos o que queremos como tratamos os outros e nosso relacionamento com Deus é mais importante do que a aparência.
Para Deus o tamanho não importa. Todos são amados por ele. Por este motivo ninguém deve olhar para uma criança pequena e dizer que ela não tem valor. Do mesmo modo, a criança pequena não deve pensar que ela merece tratamento especial porque ela é pequena. Para Deus todos são importantes!
Cânticos: Cante músicas de amizade e integração
Oração: Forme um círculo de mãos dadas e dos lideres ora.
Brincadeiras: todas as brincadeiras devem ser feitas em grupo Para promover entrosamento entre os pequenos, a cada brincadeira troque uma criança de grupo para promover mais integração Não dê prêmios aos ganhadores dos jogos, enfatizando que o verdadeiro prêmio é a alegria em fazer novas amizades, e esta com os antigos amigos.
Construção: Divida as crianças em grupos de 6 a 8 e dê material como cola, papel colorido, etc. Dê um limite de tempo para cada grupo transformar sua caixa (deve ser uma caixa bem grande) no que quiser. Cada grupo deve ter um adulto presente para ajudar a cortar as portas ou janelas da caixa. Quando o tempo acabar, cada grupo apresenta sua obra-prima.
VIAJANDO NA MAQUINA DO TEMPO
1. Convites:
Confeccione os convites usando papel ofício ou papel de embrulhar pão. Corte pedaços e queime em suas pontas para dar aspecto de envelhecido. Depois de escrever as mensagens em cada pedaço de papel enrole-o como pergaminho e amarre com um pedaço de fita.
O ideal é que a programação seja feita à noite, para dar o efeito esperado.
O salão deverá ficar todo escuro e somente a máquina do tempo acesa.
À porta da máquina deve estar alguém vestido de cientista para receber as crianças e dar as boas vindas.
O salão deverá ficar todo escuro e somente a máquina do tempo acesa.
À porta da máquina deve estar alguém vestido de cientista para receber as crianças e dar as boas vindas.
Do outro lado da máquina, um líder estará a postos para dar segurança ás crianças que estão chegando e esta mesma pessoa deve estar caracterizada com roupas dos tempos bíblicos, bem como todos os adultos envolvidos na organização da festa.
Para ornamentação do salão, providencie uma caixa grande para confeccionar a máquina do tempo. A caixa utilizada deve ser de geladeira ou outra de tamanho semelhante, que será forrada com papel laminado amassado por fora e por dentro. Corte duas portas, uma de cada lado da caixa, que servirá como um corredor para as crianças entrarem na sala onde se realizará a festa. No topo da máquina faça uma armação com arame, isopor ou de papelão, dando um formato de foguete. Encape com papel nacarado ou celofane de uma ponta a outra, terminando assim o topo da máquina. Cole alguns pedaços de vidro ou espelho na parte interna da caixa e instale um pisca-pisca (por dentro também) para realçar os pedaços de vidro que estão colados. (muito cuidado para não deixar pontas próximas às crianças para não se machucarem)
Para ornamentação do salão, providencie uma caixa grande para confeccionar a máquina do tempo. A caixa utilizada deve ser de geladeira ou outra de tamanho semelhante, que será forrada com papel laminado amassado por fora e por dentro. Corte duas portas, uma de cada lado da caixa, que servirá como um corredor para as crianças entrarem na sala onde se realizará a festa. No topo da máquina faça uma armação com arame, isopor ou de papelão, dando um formato de foguete. Encape com papel nacarado ou celofane de uma ponta a outra, terminando assim o topo da máquina. Cole alguns pedaços de vidro ou espelho na parte interna da caixa e instale um pisca-pisca (por dentro também) para realçar os pedaços de vidro que estão colados. (muito cuidado para não deixar pontas próximas às crianças para não se machucarem)
Em nome de Jesus, com agradecimento a todos os presentes, principalmente os visitantes. Cântico relacionado com a leitura bíblica que será feita.
4. Leitura bíblica:
“Guardo a tua palavra no coração para não pecar contra ti.”
Salmo 119.11
5. Oração:
Intercessão para que a programação seja uma bênção
6. Cânticos:
Bem alegres e de fácil compreensão para crianças, pois todos devem entender o sentido do que estão cantando.
7. História para fantoches
Marina: (entra cantarolando)- Esta história é demais! Que legal! Eu não sabia que a bíblia tinha tanta aventura.
Rodolfo: (entra de repente) Quê!! Eu ouvi falar eu ouvi falar de história? Humm... como eu gosto de história! Me conta, Marina, conta a história que você leu?!
Marina: Não!!!!!! Por que você mesmo não lê?
Rodolfo: E... eu não leio por dois motivos: primeiro, não sei ler! Segundo, não tenho uma bíblia.
Marina: Ah! Não posso fazer nada pra ajudar você. É uma pena, mas você vai ficar por fora das aventuras da vida de Moisés.
Rodolfo: (começa a chorar) Buá, buá.... eu quero saber o que aconteceu com este moço! Me conta!
Marina: Não! Não conto!
Rodolfo: Se você não me contar, eu pego sua bíblia escondido e leio tudo!
Marina: Como? Você não sabe ler...
Rodolfo: (sem graça) É mesmo, tinha esquecido. Ah! Não tem problema, eu peço a tia Vanderléia para ler para mim.
Marina: A tia Vanderléia não vai ler para você, ela tem muito que fazer.
Rodolfo: Vai sim!
Marina: Não vai!
Tia Vanderléia: O que está acontecendo aqui?
Rodolfo: É Marina que não quer me contar a história de Moisés e eu queria...
Marina: Foi você que disse que ia pegar minha bíblia escondido pra ler tudinho que está escrito lá. Isso está errado, né, tia Vanderléia?
Tia Vanderléia: Deixem-me explicar uma coisa... A bíblia, Marina, foi escrita para todas as pessoas lerem. É na bíblia que sabemos como viver de maneira correta, por exemplo: Rodolfo disse que iria pegar sua bíblia escondido. Talvez ele não fizesse isso se você tivesse contado a história de Moisés.
Moisés, Rodolfo, recebeu da mão de Deus dez mandamentos para todas as pessoas viverem bem aqui na terra e, um destes mandamentos é que não devemos pegar o que não é nosso. Agora pensem comigo, vocês já imaginaram se Moisés resolvesse esconder os dez mandamentos de todos? As pessoas iriam viver infelizes longe de Deus, sem ao menos saber por que estavam longe dele. Mais Moisés fez diferente! Mostrou a todos os dez mandamentos que o próprio Deus escreveu... Moisés sabia muito bem que para as pessoas serem felizes perto de Deus, tinham que obedecer a ele. Porque você, Marina, não faz como Moisés?
Rodolfo: Bem feito, Marina, podia ter ficado sem essa bronca! Valeu tia Vanderléia!
Tia Vanderléia: É Rodolfo... mas, há outro mandamento que diz pra amarmos nossos amigos como amamos a nós mesmos.
Marina: Viu Rodolfo? Todo mundo erra... Me perdoa por eu ser egoísta e não querer contar pra você as histórias da bíblia?
Rodolfo: Eu só perdôo se você me falar como Moisés escapou da cova dos leões. (Entra um homem caracterizado representando Moisés)
Moisés: Com licença, não fui eu quem ficou na cova dos leões, não.
Rodolfo: Aiiiiiii! Que coisa horrorosa! Sai daqui, seu ET.
Marina: Moço, por que o senhor tá enrolado nesse monte de pano? Que roupa é essa?
Moisés: Não entendi. Foram vocês que vieram aqui na máquina do tempo?
Rodolfo: Fomos sim.
Moisés: Então são vocês que são estranhos. Vocês estão no passado, no tempo em que as histórias do povo de Deus aconteceram. Por falar em história... onde vocês leram que eu fiquei na cova dos leões?
Marina: Não liga não "seu" Moisés, é que o meu amigo Rodolfo não conhece as histórias da bíblia e então...Ele confunde tudo!
Moisés: bíblia?
Tia Vanderléia: É o nome dado ao livro onde estão escritas as histórias do povo de Deus.
Moisés: Que bom! Então, todos no seu tempo têm uma bíblia?
Marina: Nem todos...
Rodolfo: E por não conhecerem a bíblia, como eu não conhecia, vivem triste longe de Deus. Para ser alegre perto de Deus é preciso obedecer as coisas que Deus mandou.
Moisés: Quem disse isto?
Rodolfo: Ah "seu" Moisés, não fui eu não, foi a mentirosa...
Moisés: Mas é isto mesmo! As pessoas devem saber o que Deus mandou que cada um fizesse para que todos fossem felizes. A minha parte eu já fiz, e outras pessoas precisam fazer cada um a sua parte para que todos conheçam a vontade de Deus.
Rodolfo: Como eu ia dizendo, graças à tia Valéria, descobrimos isso bem a tempo!
Tia Vanderléia: Tive uma idéia! Que tal se Moisés mesmo, contasse ao Rodolfo como foi que conduziu o povo para passar pelo Mar Vermelho?
Marina: Que legal!
Moisés: Muito bem...
Rodolfo: Espera aí! Não conte na frente de todo mundo não. Se o pessoal quiser saber da história de Moisés eles vão ter que ir à Escola Bíblica no sábado.
Tia Vanderléia: Boa idéia! Então vamos conversar lá atrás. Tchauzinhoooo! Vem Moisés!!!
8. Fechamento
Para o fechamento da devocional, faça uma ligação sobre Moisés que conduziu o povo, livre do Egito, para a terra prometida e Jesus que conduz, a todos que o aceitarem, para a vida eterna. Explique de forma simples e clara.
Faça o apelo e ore pelas crianças.
Encerre com o moto oficial esta primeira parte
II PARTE - SOCIAL
Para iniciar esta 2ª parte, as crianças devem passar pela máquina do tempo de novo, desta vez indo para o futuro. Os líderes devem estar vestidos com roupas do futuro, use a imaginação e muito papel prateado!!!
BRINCADEIRAS:
1. Estação Espacial:
Dividida as crianças em grupos de três.
Duas crianças dão as mãos, formando a estação espacial e a terceira criança, o jato que está dentro da estação espacial. Algumas outras crianças devem ser meteoros. Quando o líder der o sinal, os jatos saem da estação e correm pela sala. Quando der um apito, os meteoros tentam pegar os jatos, enquanto os jatos tentam voltar para a estação espacial. Se o meteoro consegue tocar um jato, ele vira jato, e o jato vira meteoro. Jogue várias vezes, trocando os papeis para que todos possam ser jatos, estação e meteoros.
2. Colonizando os Planetas:
Divida as crianças em dois grupos. Cada grupo deve formar uma fila. A primeira pessoa de cada grupo recebe uma grande bola e corre com ela até o lado oposto da sala. Este jogador rola a bola até o segundo jogador no outro lado da sala. Este segundo jogador pega a bola, corre até o primeiro jogador e rola a bola até o terceiro jogador. O primeiro grupo a conseguir colocar todos os jogadores no outro lado, conseguiu colonizar seu planeta e ganha o jogo.
3. Pegue uma estrela:
Recorte uma grande estrela amarela de cartolina. As crianças devem forma um círculo e passar a estrela pelo círculo enquanto uma música toca. Quando a música pára, aquele com a estrela na mão é eliminado do jogo. O jogo continua até que fique apenas um jogador. Este ganha um pequeno brinde.
4. Olhando estrelas:
Antes da festa, recorte muitas estrelas e as cole nas paredes ao redor da sala. Dê um papel em quê as crianças escrevam seu nome e depois uma estimativa de quantas estrelas há nas paredes. Pegue todos os papeis e a criança que acertar (ou chegar mais perto), ganhará um pequeno brinde.
5. Duplas Espaciais:
Antes da festa, escreva os nomes (ou desenhos) dos planetas em papeis e corte cada papel no meio. Afixe uma metade nas costas de cada criança. A um sinal dado a criança procura descobrir quem tem a outra metade do seu planeta para formar uma dupla espacial. Deixe que elas perguntem uma com as outras quem está com a outra parte.
6. Andando no Espaço:
As duplas formam uma fila. Cada dupla receberá 4 sacolas de plástico e quatro elásticos. Ao sinal, cada dupla deve calçar-se como astronautas, colocando a sacola nos pés, afixando com o elástico. Depois de estar calçada, a dupla deve andar, juntinho, até o outro lado da sala e depois voltar. A primeira dupla a conseguir andar no espaço e voltar, ganha um pequeno brinde.
7. Lanche:
Se possível, prepare um bolo recheado e com cobertura em forma de foguete e salgadinhos também com formatos de estrelas, lua, etc.
Para beber, prepare o "PONCHE CELESTIAL", usando esta receita:
2 litros de leite,
2 litros de suco de uva,
2 litros de sorvete de creme.
Bata tudo no liquidificador.
Sirva imediatamente.
Final:
Reúna todas as crianças e em oração agradeça a Deus por toda programação.
Distribua uma lembrancinha.
fonte: Dijap
em breve mais novidades
Nenhum comentário:
Postar um comentário