Ler: êxodo 11 e 12
Versículo para DECORAR: "O Senhor é a minha força..." - Êxodo 15.2.
A primeira páscoa
A milhares de anos atrás o povo de Israel vivia como escravos em um pais chamado Egito , Deus já não suportava mais o sofrimento de seu povo e resolveu libertá-los da escravidão, mais faraó que era um homem mau não queria deixar o povo ir, então Deus amaldiçoou o Egito,e resolveu enviar pragas para castigar faraó e os egípcios por maltratarem o seu povo , a 1º praga foi - água se transformou em sangue; 2º praga era as rãs; 3º praga transformou pó da terra em piolhos; 4º praga eram moscas; 5º praga foi a pestes nos animais; 6º praga constituiu-se de úlceras; 7º praga foi a chuva de pedras; 8º praga foram os gafanhotos; 9º praga que o sol escurecesse por três dias.
Mesmo com as nove pragas faraó não quis libertar o povo,
10º praga a morte dos primogênitos
O Senhor Deus disse a Moisés:
– Vou mandar só mais um castigo sobre o rei do Egito e sobre o seu povo. Depois disso ele os deixará ir..
Moisés disse ao rei faraó:
– O Senhor Deus diz: “Perto da meia-noite eu vou passar pelo Egito, e no país inteiro morrerá o filho mais velho de cada família, desde o filho do rei, que é o herdeiro do trono, até o filho da escrava que trabalha no moinho; morrerá também a primeira cria(filhote) dos animais. Em todo o Egito haverá gritos de dor, como nunca houve antes e nunca mais haverá. Mas, entre os israelitas, nem mesmo um cachorro latirá para uma pessoa ou um animal. E assim vocês ficarão sabendo que o Senhor faz diferença entre os egípcios e os israelitas.”Antes que Deus envia se o anjo que ia ferir os primogênitos do Egito, ordenou que o povo de Israel fizesse uma série de coisas:
O Senhor Deus falou com Moisés e Arão no Egito. Ele disse:
Este mês será para vocês o primeiro mês do ano. Diga a todo o povo israelita o seguinte: no dia dez deste mês cada pai de família escolherá um carneirinho ou um cabrito para a sua família, isto é, um animal para cada casa. Se a família for pequena demais para comer o animal inteiro, então o dono da casa e o seu vizinho mais próximo o comerão juntos, repartindo-o de acordo com o número de pessoas e a quantidade que cada um puder comer. O animal deverá ser um carneirinho ou um cabrito sem defeito, de um ano. Vocês o guardarão até o dia catorze deste mês, e na tarde desse dia todo o povo israelita matará os animais. Pegarão um pouco do sangue e o passarão nos batentes dos lados e de cima das portas das casas onde os animais vão ser comidos. Nessa noite a carne deverá ser assada na brasa e comida com pães sem fermento e com ervas amargas. A carne não deverá ser comida crua nem cozida; o animal inteiro, incluindo a cabeça, as pernas e os miúdos, será assado na brasa. Não deixem nada para o dia seguinte e queimem o que sobrar. Já vestidos, calçados e segurando o cajado ,(cajado era um bastão que os pastores usavam para conduzir as ovelhas) comam depressa o animal. Esta é a Páscoa de Deus, o Senhor.
– Nessa noite eu passarei pela terra do Egito e matarei todos os primeiros filhos, tanto das pessoas como dos animais. E castigarei todos os deuses do Egito. Eu sou o Senhor. O sangue nos batentes das portas será um sinal para marcar as casas onde vocês moram. Quando estiver castigando o Egito, eu verei o sangue e então passarei por vocês sem parar, para que não sejam destruídos por essa praga. Comemorem esse dia com festa para lembrar que eu, o Senhor, fiz isso. Vocês e os seus descendentes devem comemorar a Festa da Páscoa para sempre.
E essa foi a primeira Páscoa. Até hoje os israelitas comemoram a Páscoa. Nós também comemoramos a Páscoa, mas ela não tem nada a ver com coelhinhos ou chocolates, mas é para lembrar que Jesus morreu e derramou Seu sangue para nos salvar do pecado, e depois de três dias Jesus ressuscitou.
Depois que os israelitas fizeram tudo o que Deus mandou, Ele então enviou a última praga: a morte dos primogênitos. O senhor feriu todos os primogênitos do Egito. Os filhos dos israelitas não morreram por causa do sangue do cordeiro que havia na porta da casa deles.
Só depois da morte dos primeiros filhos de cada família, inclusive do filho de Faraó, que ele resolveu libertar o povo de Israel.
E a meia noite Deus libertou o seu povo!!
Conclusão
O sangue de um cordeiro, passado nas portas das casas, livrava da morte o filho mais velho da família. Depois disso, a cada ano, o povo de Israel continuava comemorando essa festa chamada Páscoa.
Na festa da Páscoa, nós lembramos a morte de Jesus, que também derramou o Seu sangue para nos libertar do pecado, e também que Ele ressuscitou para nos dar uma nova vida.
Paz do Senhor Eliane, parabéns pelo blog e ótima postagem, na verdade um estudo. Aproveito e convido voce a nos visitar e se possivel nos seguir no http://luzevida123.blogspot.com.br/ Obrigado e Deus abençoe voce e sua familia.
ResponderExcluirolá benção!
ResponderExcluirestava passando por alguns blog e achei o seu uma benção....tamb estou divulgando o meu blog.
dá uma passdinha lá estarei te esperandooo
http://ministeriodelouvorkadosh12.blogspot.com.br/
SEGUINDO VC